quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

TIC e história de Vida: Inclusão Digital

Meu nome é Eliane, tenho 26 anos. Para mim, o mundo digital é um universo infinito de possibilidades. Minha educação com as TIC se deu  principalmente fora do contexto escolar. Quando criança, dominavam ainda o rádio e tv, lembro-me que as vezes, quando um programa despertava uma emoção mais forte, eu desejava que existisse um mecanismo em que eu pudesse interagir com aqueles personagens e não somente assisti-los ou ou ouvi-los pacificamente. 
Um pouco de tempo depois, na minha pré-adolescência, começou a aparecer um bicho estranho chamado celular, lembro meu tio comentar o quão impressionante era o celular mostrar o nome de quem estava ligando, mal sabia ele o quanto aquele aparelho evoluiria nos anos seguintes.


Na primeira vez que o celular da minha mãe vibrou, tive um grande susto e não atendi. Na adolescência, já tendo superado o estranhamento, lá nos meus 13,14 anos, comprei um celular e comecei a fazer amizades  através do e-mail da Tim, gratuito na época.
Nesse mesmo período, começavam a surgir as lan houses pela cidade, eu tinha muita curiosidade, mas me irritava demais porque não sabia digitar no computador, foi um grande desafio para mim.
Passando essa fase de aprendizado do uso básico dessa nova ferramenta, aprendi a utilizar as redes sociais da época e através delas iniciou-se uma mudança na minha maneira de me relacionar com os outros. 
O computador me mostrava um mundo colorido e com rostos, e não apenas letreiros cinzas como o celular.  Agora, eu tinha pessoas de vários lugares e culturas diferentes, a vida já não se reduzia à minha minuscula cidade. Eu aprendia e vivenciava coisas distintas do que estava acostumada.

Com a internet, meu mundo se expandiu,aquilo era muito maior e eu comecei a desejar sair do lugar onde estava. Foi aí que, aos 18 anos, decidi que não viveria mais em Olho d'Água das Flores e vim para Maceió, acho que isso mudou completamente o rumo da minha vida.
Chegando aqui, as TIC se tornaram ainda mais presentes, através da internet eu procurava oportunidades de emprego, cursos, etc. Percebi também que meu comportamento nas redes sociais estava mudando,eu não encontrava pessoas apenas para falar de coisas aleatórias.
De repente, a web se tornou um espaço de aprendizado, lá eu participava de grupos de discussão religiosa, política, etc, isso me incentivava a pesquisar, então, pela primeira vez, passei a utiliza-la como ferramenta de estudo, e claro, isso modificou tudo

Hoje estudo de forma muito diferente de quando estava no fundamental e médio, o Smartphone me permite inúmeras possibilidades, nele eu registro as aulas, faço vídeos, fotos, anotações e posso revisar esse conteúdo quantas vezes desejar. Ele me permite também criar conteúdos, e compartilhar informações. Com as TIC, eu estou para além da sala de aula.
Posso afirmar que as TIC tiveram e têm na minha vida a função de compensar a péssima formação acadêmica que tive, tanto porque a escola era precária,(talvez não a escola em si, mas o modelo de educação) mas também porque, mesmo no nível básico, eu não pude aproveitar tão bem o que ela oferecia, pois o trabalho ocupou meu tempo mais do que a escola.

Atualmente, é impossível viver desconectada, as redes sociais e outras plataformas voltadas para a educação como EDX, Veduca e outros, são de grande serventia para mim, pois elas são uma janela para o mundo. É impressionante como tantas pessoas colaboram voluntariamente para a disseminação de informações e conhecimentos.

As TIC me dão um poder que jamais poderia ter em outro tempo. Mas esse poder é também frágil, e é preciso cautela e sabedoria no uso dessas ferramentas, pois podemos ser vítimas dela se não soubermos utiliza-las ou se informações que gostaríamos de manter sob sigilo caírem nas mãos de pessoas mal intencionadas. A falta de senso crítico também pode custar muito caro, é preciso saber o que nos serve o que é dispensável para nós. Outro ponto de preocupação é como esse mundo da informação e tecnologia muda tão profunda e rapidamente, de modo que exclui qualquer um que não se adapte às mudanças, é preciso que estejamos atentos.


Imagens valem mais que palavras... 
Antes das TIC
O primeiro contato
Isso morde?
O processo de aprendizado
Parece que algo deu muito errado....
A reconciliação...
As descobertas...
Quem disse que eu só vivo na internet?

2 comentários:

Nossa primeira aula

Como último requisito dessa disciplina, fomos desafiadxs pelo professor Fernando a ministrar uma aula com duração de 1 hora com introdução ...