domingo, 20 de maio de 2018

Nossa primeira aula

Como último requisito dessa disciplina, fomos desafiadxs pelo professor Fernando a ministrar uma aula com duração de 1 hora com introdução de alguma tecnologia em uma escola pública. 
A aula aconteceu no dia 16, em uma turma do 3º ano, composta de 25 alunos, sendo 5 especiais. Para essa aula preparamos um slide com imagens de animais que tinham G e J, as imagens foram enumeradas para que as crianças pudessem ver e escrever o nome do animal correspondente a cada número na cruzadinha que criamos no Word. 

Chegamos à sala de aula às 13:30, a professora havia programado nossa aula para depois do intervalo. Então nos apresentamos e ficamos observando a turma. Logo de início, imaginamos que nossa atividade não correspondia ao nível da turma, que parecia bastante desenvolvida. Nós haviamos colocado acima da cruzadinha o nome dos animais e naquele momento achamos que foi um erro, pois provavelmente todos ali sabiam ler e ficaria fácil demais. Após o intervalo, às 15: 15 horas, iniciamos a atividade. A professora já havia introduzido o assunto no primeiro tempo e nós ficamos com a parte do exercício. 

Apresentamos as imagens no slide e aprofudamos um pouco sobre as carasterísticas de cada animal e as diferenças entre as letras estudadas, após isso, demos a eles a cruzadinha e orientamos que quem terminasse  antes ajudasse aos outros colegas, e aí fizemos algumas descobertas. As crianças ficaram muito envolvidas na atividade, elas realmente focaram em resolver o exercício, alguns terminaram mais rápido e sem pedir nosso auxílio, mas outros tiveram dificuldade, foi quando descobrimos que várias crianças não sabiam ler e precisaram olhar o nome dos animais que estava a cima da cruzadinha, então percebemos que o exercício havia atendido a necessidade tanto das crianças que já sabiam ler quanto as que não sabiam. 

Ao final, agradecemos às crianças  e a professora, que foram o tempo todo amáveis e gentis e distribuímos pirulitos, o que deixou os pequenos sorridentes. Permanecemos na sala de aula auxiliando as atividades da professora até às 17 horas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa primeira aula

Como último requisito dessa disciplina, fomos desafiadxs pelo professor Fernando a ministrar uma aula com duração de 1 hora com introdução ...